segunda-feira, 4 de junho de 2012

A transformação ocorre de dentro para fora...

Por acreditar, que o verdadeiro sentido da existência é a busca pela Paz e Felicidade, tornei-me uma estudiosa do tema relacionado à Cultura de Paz e Educação em Valores.
Acredito no despertar do melhor que existe em cada pessoa e isso nada mais é que o despertar do potencial ético. No potencial de reconhecer que o quê é certo é certo e o quê é errado é errado.
Aposto na educação em valores como meio que permeia o psicológico e o pedagógico para ocorrer à transformação de dentro para fora em cada indivíduo, pois assim, dar-se-á o refletir das ações.   
Mas podemos refletir melhor sobre a definição de Valores, a partir das palavras iluminadas de Dadi Janki da Organização Brahma Kumaris:

“Nossos valores guiam nossos pensamentos e nossos pensamentos são as sementes de nossas palavras e ações. Isso é tão importante que cada um deveria perguntar-se: quais são os meus valores na vida?”

Sendo assim, é importante rever sempre os nossos valores na vida. No caso do educador que se torna uma referência para as crianças, não poderá falar de Amor sem vibrar amor, não poderá falar de resolução de conflitos, se tiver uma ação de violência, sem deixar de ser manso em suas palavras e coerente em sua postura. Os valores precisam ser vivenciados, absorvidos e internalizados. O exercício do diálogo, da ação correta e não violenta, do olhar amoroso e da palavra pacífica devem estar presentes ao redor da vida da criança, como o ar que respira. Por isto, é fundamental tecer uma parceria com as famílias para o sucesso do desenvolvimento do trabalho e, assim, conhecer o seu funcionamento.
É no espaço familiar que os valores deveriam ser internalizados, mas por diversos motivos esta função foi repassada por algumas famílias para o ambiente institucional. Portanto, há de se considerar que, quando um faltar, o outro possa estar firme, para servir de referência estruturante para a criança.
Desenvolver uma pedagogia em Valores é enriquecedor, pois todos os atores são beneficiados. A criança ensina ao aprender, o educador se torna agente de mudança ao se transformar, a comunidade institucional absorve novos valores de convivência e a família ao observar a mudança de seus filhos, descobre novas habilidades ao se relacionar.  E como resultado, colaboramos para a construção de um mundo mais pacífico.                                                      Um abraço, Renata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário